Skip navigation

Adquiri há poucos dias um volume de poemas de Alexandre O’Neill intitulado “Anos 70 – poemas dispersos” (Assírio & Alvim, 2005). Ao folhear o livro na livraria, encontrei uma série de poemas “armados sob nome de Arthur Corvelo, o incompreendido d’A Capital“, como nos diz o próprio O’Neill , referindo-se ainda ao personagem-poeta de Eça de Queirós como “precursor do neo-almanaquismo”.

De entre estes poemas, seleccionei o poema “Ofélia”, que apresento aqui acompanhado de uma pintura do Pré-Rafaelita John William Waterhouse, que já tinha descoberto há tempos, graças ao meu relativamente meticuloso processo de “vasculhação ruínica”…

Ofélia

Cantando vai Ofélia pelo rio,
A caminho do nada – e não tem frio!

De flores coberta, ei-la morta de amor,
Olhos espelhando do céu o livor.

– Ofélia, ó triste, quem te segue empós?
– Um amor sobre-humano e um pai atroz…

– Cumpriste, não foi, teu dever de filha?
– E agora não sou mais do que uma ilha…

– De Hamlet a doideira acaso não temias?
– Doido por mim, fazia-me poesias…

O que mais temo, cá no outro mundo,
É o mano Laertes furibundo!

Tremo por Hamlet, meu Príncipe querido!
Temo Laertes, que é tão insofrido…

Eu não quero mais mortes, lá na Dinamarca.
Levo a minha a bordo – e não desembarca!

Assim se expressou, tristíssima, Ofélia,
Baixando a juzante, humanal camélia!

Alexandre O’Neill

Waterhouse - Ophelia
(Ophelia, by John William Waterhouse – 1889)

Post singelamente dedicado à nossa Ofélia, que vai (en)cantando lá para lados do Rio Douro :o)

2 Comments

  1. ohhhhhh …… fiquei com o coração apertadinho de felicidade… és um doce! tens a certeza de que não és um anjo? obrigada :).

  2. :o)

    Eu, anjo? Só se for caído… perdão, aos caídos! hehe ;oP

    Oh and no need to thank me… you deserved it! :o) Aliás, já tinha congeminado este post há muito tempo (muhahaha), mas só agora tive oportunidade (e o poema à mão) para o concretizar ;o)

    beijinhos :o)


Leave a Reply

