Skip navigation

A cidade acordou envolta no cinzento molhado de um nevoeiro irreal. Durante a noite estivera ainda mais impenetrável, ainda mais denso. A caminhada continua. Abrem-se, de par em par, as janelas urbanas e o sol entra, brilhante. Impressão de Primavera, saudosa.

De noite, a cidade mergulha num nevoeiro mais intenso. Resguardo-me. O céu fica mais perto da terra. Imagino vultos que surgem. 

Imagino…

Quanto é melhor, quanto há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!
(Fernando Pessoa)

Quer venha ou não, o importante é ter essa esperança fantástica. Porque “o sonho comanda a vida”, por ele “é que vamos”…  

Meditando, sob uma luz qualquer, digo: O nevoeiro guardou o sol dentro da cidade. Dentro do seu dia. Saudou-o ao seu amanhecer e despediu-se ao seu deitar.

Mas foi um dia nevoento… por fora ou por dentro?

Que a obscuridade fique lá fora apenas e que o interior, o nosso, continue solarengo. Que consigamos sorrir, apesar de sentirmos o nevoeiro cerrar-se sobre nós, inevitavelmente… Porque o Homem não pode ter “em lugar de sol, nevoeiro dentro de si” (Eugénio de Andrade). Não pode.

Advertisements

5 Comments

  1. Mas pode ter “em lugar de nevoeiro, sol dentro de si”. E depois… quando está nevoento lá fora, é só fechar os olhos e ir aquecendo com os sonhos que temos cá dentro.
    Am I right or am I right? 🙂

    Mtos mtos sorrisos pa ti

  2. Olhó sacana não diz nada…põe-te fino põe.
    A desafiar o patrão…lanço-te uma opa sobre isto…Morcão.

  3. E eu agora pergunto: “Por onde é que te entrou esse “no boeiro” todo, carago? Só espero que não fosse cerrado! Não pá…

  4. Xana: You are sooo sooo right! E depois de vencermos o nevoeiro, existimos com mais força ainda!! 😀 Thanks a lot for the comment, sweetie! 😀 Aparece sempre!

    João: Caro big boss, eu já pedi as minhas (relativamente) sinceras desculpas… mas está convidado a aparecer por cá se lhe apetecer. Um “passou bem” cordial e respeitoso, meu caro 😛 🙂

    Rui: …nem estava!! hehe semi-cerradito, vá… 🙂 abraço, obrigado e volte sempre 🙂


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: